A produção de cogumelos comestíveis foi barateada e intensificada, por causa de uma técnica chinesa, que foi trazida para o nosso país pela Embrapa, em 1995.
A produção de cogumelos fica muito mais econômica e saudável com essa técnica. Podem ser utilizados substratos de capim, juntamente com outros nutrientes.
A Embrapa faz a produção de cogumelos e também de substratos, com várias espécies de gramíneas e outros resíduos agrícolas.
Os vegetais são triturados e depois são adicionados a eles farelo de arroz, trigo e gesso agrícola. Esse substrato é colocado em sacos plásticos de polipropileno. A esterilização é muito importante, para que não haja a proliferação de outros fungos prejudiciais ao cogumelo.
Na produção de cogumelos Embrapa, as sementes são inoculadas no substrato. É necessária uma sala escura, com temperatura entre 25° e 28°.
Três ou quatro semanas são necessárias para a micelação. Depois disso, o cogumelo vai para um galpão, onde se desenvolve para a colheita, que ocorre depois de 10 a 15 dias.
Os cogumelos são produtos cada vez mais apreciados pela culinária brasileira. Até os “self-service” já pensam em colocar em seus pratos o shimeji e o shitake.
Sabia que os cogumelos são alimentos muito nutritivos, com proteínas, ricos em vitaminas e carboidratos e ainda tem baixo teor de gordura?
Por conta disso, muita gente está interessada na produção de cogumelos. A Embrapa é grande responsável por ter adaptado para o Brasil uma técnica chinesa, para esse cultivo.