Você pretende investir no cultivo de cogumelos? Mas qual é o tipo de investimento que você pretende aplicar? Cultivar somente para a sua família, como um hobby, uma atividade terapêutica ou um negócio lucrativo?
São questões de fundamental importância para o desenvolvimento dessa empreitada. É a sua resposta que vai definir qual será o investimento para cultivo de cogumelos.
O investimento para cultivo de cogumelos para um negócio lucrativo depende de duas questões, como: renda extra ou negócio principal (empreendimento). Tudo isso deve ser levado em conta.
Vamos supor que você queira investir em um negócio de shitake em toras de eucalipto. Veja a seguir alguns itens que irão te ajudar.
Levemos em consideração um tipo de cogumelo, o shitake. Se você o cultivar em toras de eucalipto, precisará entender esse processo: um saco de semente de serragem de 2 kg produz aproximadamente 20 toras de eucalipto (20 a 40 reais a unidade do saco, 1,50 reais por tora produzida, aproximadamente).
Se você quiser inocular umas 100 toras de eucalipto de uma só vez, pode gastar de 300 a 800 reais, somente com a matéria-prima.
Isso já dá uma ideia do investimento inicial para cultivo de cogumelos. O importante agora é colocar a mão na massa e fazer o sucesso que você merece.
Sabia que o cultivo de cogumelos está crescendo no nosso país? Há muitos produtores agrícolas trocando suas hortas tradicionais pelo cultivo desse fungo.
Sabe por que isso acontece? As pessoas, a cada dia, estão adquirindo gosto por essa especiaria e incrementam suas mesas com sabores diversos e deliciosos.
Se você se interessou por esse negócio, saiba que o investimento para cultivo de cogumelos não é tão grande; mas depende de vários fatores.