O curso de Yoruba é dirigido a pessoas que desejam ampliar seus conhecimentos em relação a essa língua, seu povo e seus costumes.
A FFLCH, cultura e extensão universitária (USP), oferece esse curso com o objetivo de que os alunos conheçam os aspectos de práticas sociais. E o curso Yoruba USP ensina não somente a língua, mas a cultura de um povo.
Esse povo veio para o Brasil no século XVI, mas intensificou-se no século XIX. Trouxe seus costumes, sua cultura e passou adiante para o brasileiro, que fez de seu dia a dia a prática dessa cultura tão discriminada racialmente.
Esse curso tem como foco a contribuição para o conhecimento dessa língua que tanto se propagou aqui no Brasil.
Muitas pessoas sobrevivem com as práticas que esse povo iorubá trouxe para nós. A culinária baiana se alimenta de muitas receitas dessa cultura, como o acarajé, o vatapá etc.
O Brasil herdou muitos costumes dos iorubás, como os ritos religiosos. Os nomes cantados são de origem yoruba, como Oxum, Iemanjá, Iansã etc.
A vida do ser humano é cheia de vulnerabilidades. Muitas coisas podem acontecer, como o roubo. Mas o conhecimento é a única coisa garantida que nunca se pode tirar, já que tem valor intrínseco no homem.