Você sabia que Yoruba é um idioma da família linguística nigero-congolesa e é um idioma falado em várias regiões da Nigéria, Benin e alguns outros países africanos?
Aqui no Brasil essa língua é utilizada em ritos religiosos afro-brasileiros, como o candomblé e a umbanda. São cantados hinos de louvor às divindades, como: Orixá, Oxóssi, Xangô, Oxum, Iemanjá, Iansã, Omolu, Ogum, Oxumarê, Babalaô, Ialorixá, Oduduwa, Nanã, Oxalá.
Quando se estuda uma língua, também se adquire conhecimento da cultura de seu povo. É interessante saber que o povo yoruba migrou para o Brasil de forma mais acentuada no século XIX, trazendo a cultura africana para esse país.
O curso de yoruba tem como objetivo levar os alunos a reconhecerem a importância dos saberes da língua e das sociedades ágrafas; identificar a importância do Yoruba na cultura brasileira; perceber o valor do idioma que resistiu a perseguições; etc.
Quando o homem se conscientiza de que há necessidade do conhecimento de uma outra cultura para que ele faça um paralelo com a sua, acontece um enriquecimento humano e assim encaminha-se a um mundo melhor.