Você sabia que a língua Yoruba é muito usada em ritos religiosos? O candomblé e a umbanda utilizam muito essa língua para se referirem aos nomes dos Orixás e saudações a eles.
Geralmente, pais e mães de santo cantam e os fiéis acompanham, muitas vezes, sem saber se está certo o que estão cantando.
Uma pequena parcela considera desnecessário o aprendizado da língua Yoruba. Acham que dentro do barracão é que se aprende tudo o que é necessário para os seus rituais, mas não é bem assim. Não se aprende o yoruba com cantigas e rezas.
Alguns barracões, principalmente na Bahia, ensinam a língua, mas são poucos. A maioria repete o que a mãe e pai de santo cantam e mesmo que esteja errado, continua cantando e passando para seus filhos, que cantam errado também, tornando-se assim um círculo vicioso.
É diferente na terra dos iorubás. Eles vivem a língua 24 horas por dia. Aqui não. Apenas durante algumas horas fala-se o yoruba dentro de uma sociedade em que se fala a língua portuguesa. Sendo assim, o curso é muito importante.
Por isso, há o uso de apostila de Yoruba nos barracões que ensinam a língua. Essas apostilas são passadas de mãos em mãos e um vai ensinando para o outro.
Muitos estudam a língua como forma de manter viva essa tradição linguística, pois conhecendo a língua, conhece-se também a cultura de um povo iorubá que tanto transmitiu e transmite os seus conhecimentos para o povo brasileiro.