Já ouviu aquela frase “Unidos, jamais serão vencidos”? Quando se une a produção e a colaboração entre as pessoas, tudo fica mais fácil e rentável.
Sendo a agricultura familiar realizada por pequenos proprietários rurais, a cooperativa pode ser criada, no mínimo, por 20 pessoas. Um estatuto deve ser criado e registrado na prefeitura.
A extensão da propriedade não pode ser maior que quatro módulos fiscais; as pessoas da família que devem realizar a direção dessa sociedade e a propriedade rural necessita gerar uma parte mínima da renda familiar.
Sabia que as cooperativas de agricultura familiar têm se aprimorado muito nos últimos anos? Isso se dá graças a essa união e força que têm abrilhantado a nossa economia.
A Lei nº 11.326/2006 que aprovou a agricultura familiar como profissão no Brasil e o acesso a programas governamentais é um incentivo a essa prática tão necessitada pelo nosso país.
A partir dessa lei, podem ser requisitadas linhas de crédito, programa de aquisição de alimentos e assistência técnica.
COMO CRIAR UMA COOPERATIVA DE AGRICULTURA FAMILIAR TENDO COMO FOCO O MERCADO
Se você pretende montar uma cooperativa de agricultura familiar, já deve saber que o agricultor familiar possui uma interatividade bem próxima entre a terra e a moradia.
Toda a produção agrícola deve ser bem equilibrada para abastecer a família e para ser vendida no mercado. Sendo assim, a diversidade de alimentos, nesse tipo de agricultura, deve ser mais diversa do que a que é produzida em grandes propriedades.
A ideia da cooperativa familiar é fundamental para o crescimento do nosso país. Existem muitas delas e se você pretende atingir esse mercado, não hesite, pois é de você que o nosso país precisa.