As cooperativas estão alavancando a economia do Brasil. As pessoas estão se juntando para um bem comum. Sabem que a força do grupo é poderosa.
Para que você possa montar a sua cooperativa junto com os seus sócios, deve ser criado um estatuto em que as responsabilidades de cada pessoa ficam estabelecidas. Esse estatuto deve ser registrado na prefeitura.
Não tem como fugir do estatuto. Ele deve ser a certidão de nascimento de uma cooperativa. É ele que deve orientar todos os passos dos cooperados que desejam seriedade na composição de seu empreendimento. Depois de elaborado, é só registrá-lo na prefeitura.
Pode-se seguir um modelo de estatuto para definir as regras que serão seguidas na cooperativa. Existem muitos modelos na internet. O importante é definir as responsabilidades de cada integrante da associação.
O sucesso da operação dependerá de como serão seguidas as regras do estatuto pelos participantes do empreendimento.
A SUA COOPERATIVA PODE CRIAR ESTATUTO COM AS DIRETRIZES DA LEI
Sendo o estatuto um conjunto de regras que indica como a sociedade deve atuar, ele pode ser elaborado a partir das diretrizes da Lei.
Os cooperados devem se conscientizar de que tudo o que for escrito no estatuto deve ser seguido com seriedade, pois é a partir dele que tudo acontece.
As cooperativas estão crescendo no nosso país, isso porque há consciência de que precisamos um do outro, para que juntos possamos ter um melhor resultado no nosso trabalho. Assim, os cooperados ganham e o nosso país também.