Você sabia que a cooperativa educacional se iniciou na década de 90? Por conta do descontentamento dos pais com o ensino público e com o particular, o número de cooperativas educacionais tem crescido muito.
Para montar uma cooperativa educacional, há necessidade de um grupo de, pelo menos, 20 pessoas. Elas deverão ter os mesmos objetivos. Deverão formar um estatuto, em que serão colocados esses objetivos, e depois registrá-lo na prefeitura.
Sendo, o estatuto um conjunto de regras para que a cooperativa possa funcionar segundo o que diz a lei, pode-se seguir a partir das diretrizes da Lei.
Sendo a cooperativa educacional formada por professores autônomos e por pais insatisfeitos com o ensino público e com os altos valores das mensalidades das escolas particulares, eles acabam participando mais das ideias da cooperativa.
COMO MONTAR ESTRATÉGIA FINANCEIRA PARA UMA COOPERATIVA EDUCACIONAL
Para montar estratégia financeira para uma cooperativa educacional, tudo precisa ser muito bem calculado. As pessoas, que no mínimo são 20, devem ter os mesmos objetivos. É possível abrir uma conta bancária, obter cartão de crédito, fazer transações financeiras, como pagamentos ou depósitos.
Há necessidade de colocar no papel as despesas de tudo o que vier pela frente e conversar, entre o grupo, os caminhos que serão percorridos até a abertura da cooperativa.
O grupo é uma forma de colocar em prática tudo aquilo que o indivíduo tem de melhor.