Foi há quase um século que começou o reflorestamento; começou quando o primeiro Código Florestal foi lançado, em 1934. Essa ação ambiental foi necessária, devido aos grandes desmatamentos para a extração de madeira.
O reflorestamento é uma ação ambiental vital para que o nosso planeta sobreviva. O meio ambiente precisa que novas mudas nativas sejam replantadas em locais onde houve o desmatamento. E isso é urgente.
O florestamento acontece quando árvores são plantadas onde não havia floresta alguma; já o reflorestamento é uma ação ambiental que acontece em locais onde costumava haver vegetação, mas esta foi destruída, pela ação da natureza ou do próprio homem.
Enquanto o homem tiver rudeza no coração e matar as nossas árvores, o nosso planeta continuará pedindo socorro, para conseguir sobreviver.
O desmatamento pode ser uma ação da natureza, mas também pode ser uma ação do homem. Infelizmente, não há conscientização do quanto essa ação pode afetar o nosso meio ambiente, quanto pode acabar com o nosso planeta, quanto pode aniquilar para sempre algumas espécies animais.
Por isso, o reflorestamento é uma ação ambiental tão importante. Ele vai de encontro a essa ação devastadora, que é o desmatamento.