Você tem acompanhado como a piscicultura tem crescido no nosso país? A produção de peixes tem crescido absurdamente. Isso porque essa especiaria tem aumentado muito no prato do brasileiro.
E não é só isso. Além de abastecer o mercado interno, ainda exporta. Estados Unidos é um grande comprador dos nossos peixes.
Não se pode falar em piscicultura sem mencionar os alevinos, não é mesmo! Afinal, eles são o princípio dessa produção.
Piscicultura é a criação de peixes em ambientes onde se possam controlá-los. Essa atividade vem crescendo absurdamente no nosso país. Há diversos sistemas de produção adotados pelos criadores, como tanques, viveiros, açudes, redes.
Alevinos são peixes em seus primeiros minutos de vida, que acabaram de sair dos ovos e absorveram o saco vitelino. São vendidos para os criadores de peixes.
Na piscicultura existem muitos fatores para uma criação saudável de peixes. Os alevinos tipo I são os mais comercializados. Possuem em torno de dois a três gramas e medem, aproximadamente, de quatro a cinco centímetros. Os alevinos tipo II são aqueles comercializados na fase de engorda. Eles possuem o peso médio de 30 g.
Os alevinos tipo II são menos comercializados do que os de tipo I, por conta de alguns fatores.
Não é em todos os lugares que se encontram os alevinos tipo II e quando se encontram, são mais caros do que o tipo I.
Os de tipo I são menores que os de tipo II. Por isso, o transporte, para os de tipo I é mais fácil por ocupar menos espaço.
Os alevinos tipo II necessitam de mais oxigênio na água e podem apresentar maior taxa de mortalidade.
Se você deseja entrar no ramo da piscicultura, é só começar do jeito certo e obter o sucesso que você merece.