O casamento é um momento muito especial para os noivos umbandistas. É a partir daí que eles iniciam um novo ciclo em suas vidas, para constituir sua família.
O casamento na Umbanda é a realização de um sonho. A partir daí, eles são reconhecidos pela comunidade em que vivem.
É o Pai de Santo que realiza a cerimônia de casamento na Umbanda. Primeiro entram os padrinhos e depois entra o Pai de Santo tocando um sino, acompanhado por um auxiliar. Depois entra o noivo seguido da noiva. E aí se inicia a celebração, com cânticos e leituras. No final são abençoados pelo Pai de Santo.
Geralmente, a festa de casamento na Umbanda ocorre em um salão próximo ao terreiro, onde é celebrado o casamento. Quanto à decoração, a maioria dos noivos prefere a mais clássica, com elementos da natureza. O cardápio segue a sugestão dos noivos, que varia conforme os seus gostos. No final da festa, geralmente se oferecem lembrancinhas aos convidados, como forma de agradecimento, por estarem presentes.
Com o casamento na Umbanda, os noivos ressaltam a sua fé e adquirem a bênção da sua comunidade. Eles adquirem um novo perfil no meio em que vivem, como esposa e esposo.
Os noivos podem seguir modelos antigos na cerimônia ou inovar. Há noivos que se casam com formato de casamento totalmente diferente do tradicional. O importante é que se casem e sejam felizes.