A Crisma é a confirmação do Batismo; é um acordo que o crismando faz com Deus. Sendo um sacramento, o Espírito Santo desce em cada crismando que pede à Igreja esse dom e então, o fiel oferece a sua vida de testemunho de amor a Cristo.
Existe o curso de Crisma rápida, que facilita muito a vida, principalmente a dos adultos.
A Crisma é um complemento indispensável do sacramento do Batismo; mas para que haja a salvação, ela não é estritamente necessária.
Somente o Bispo e o padre podem ministrar a Crisma, e a partir daí, o crismando recebe o Espírito Santo. Mas isso não quer dizer que somente recebe o Espírito Santo quem é crismado. Qualquer pessoa, em qualquer situação, pode receber o Espírito Santo. Porém, se quiser recebê-lo como sacramento, deve recorrer à Igreja. A preparação pode ser feita no curso de Crisma rápida.
A Crisma é um sacramento que juntamente com o Batismo e a Eucaristia constitui os sacramentos da iniciação cristã. Por isso, não se pode fazer Curso de Crisma rápida, sem o Batismo; já que o bispo, quando crisma alguém, perpetua, de certo modo, na Igreja, a graça de Pentecostes.
A Igreja Católica, geralmente, batiza as pessoas quando ainda são crianças. Sendo assim, a Crisma torna-se necessária. Ela confirma a graça do Batismo, recebido quando criança.
O curso de Crisma rápida oferece à pessoa uma forma de fazer uma preparação e assim ela conhece o propósito desse sacramento.