A Crisma é a confirmação do sacramento do Batismo. Geralmente, as turmas são menos homogêneas do que a catequese da primeira eucaristia.
A preparação para a Crisma, geralmente, acolhe jovens a partir dos 14 anos e adultos que ainda não receberam esse sacramento.
Os encontros para catequese de Crisma são muito interessantes. Eles envolvem muita sabedoria e direcionamento da fé. Leia a seguir algumas dicas para o desenvolvimento desses encontros.
É muito importante conhecer as pessoas que estão nos encontros para catequese de Crisma. Afinal, todos estão ali pelo mesmo objetivo.
Mesmo assim, cada um tem a sua vida; nem todos conhecem Jesus. Muitos deles foram influenciados pela família a participarem de missas, mas ainda não tem Jesus no coração. Por isso, é importante conhecer cada pessoa, para que se direcione o aprendizado de cada uma delas.
É muito importante direcionar os encontros para catequese de Crisma para que as pessoas conheçam Jesus. Claro que haverá os ensinos sobre a fé e a doutrina católica, mas o encontro com Jesus é prioridade.
Conhecer os conflitos pessoais de cada pessoa é fundamental, para que se desenvolva um caminho mais pessoal. Dependendo dos conflitos apresentados, poder-se-á convidar alguém para uma palestra durante os encontros, como: um profissional da área dos principais problemas abordados pelo grupo; o pároco; um casal experiente da Igreja etc.
Os encontros para catequese de Crisma podem ser bem motivadores e dinâmicos. Esses encontros devem ser bem agradáveis, e para isso, é possível fazer atividades bem interessantes, como:
O importante é sempre inovar, para que o grupo se mantenha interessado e sinta a grande graça de viver com o Senhor, dando testemunho de vida e se renovando a cada momento.